Exposição “Nazaré. Quem não Rema já Remou”



Exposição “Nazaré. Quem não Rema já Remou”

Inaugurando a 23 de junho, e até 28 de setembro, o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a exposição “Nazaré. Quem não rema já remou”.
Na Nazaré, “quem não rema já remou” é uma expressão que demonstra que, de uma maneira ou de outra, há sempre alguém na família ligada ao mar.

Embarcações e traje tradicionais são símbolos dessa proximidade marítima, essencial para uma pequena vila piscatória do Centro de Portugal.

Tradição e memória são traços de uma identidade, sobre a qual a Nazaré continua a viver e que tanto atraiu (e atrai) artistas, escritores, turistas e gentes de todo o mundo. Procuram a singularidade desta comunidade que, agora aberta ao turismo, à época balnear e ao surf, permanece, no entanto, fiel a hábitos de convívio social muito próprios, com a rua e a praia como palcos e uma paisagem única, onde “o mar é o eterno protagonista”!

Uma seleção de embarcações (miniaturas), fotografia de Álvaro Laborinho, desenho de Abílio de Mattos e Silva e traje de festa e de trabalho, levam o mar até ao Museu de Castelo Branco, convidando também aquela cidade do interior a visitar a Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso.

Esta é uma exposição organizada no âmbito da itinerância entre os museus da Direção Regional de Cultura do Centro.




Exposição “Nazaré. Quem não rema já remou”

Calendarização: 23 de junho a 28 de setembro
Local: Museu Francisco Tavares Proença Júnior | Direção Regional de Cultural do Centro
Largo Dr. José Lopes Dias - 6000-462 Castelo Branco






Sem comentários:

Enviar um comentário