18 de maio - O Museu esteve em Festa!

 

















No dia 18 de maio, sob o tema "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social", celebrou-se o Dia Internacional dos Museus.

Na Nazaré, o programa do Museu Dr. Joaquim Manso contou com a inauguração da exposição "O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial" (ler mais) e com a atuação do Grupo Coral da Academia Municipal das Artes e do Grupo Folclórico de Valado dos Frades "Flores do Campo", no Centro Cultural da Nazaré, que trouxeram músicas e danças relacionadas com as tradições e as vivências rurais do concelho da Nazaré.

Artur Côrte-Real, diretor de Serviços dos Bens Culturais da Direção-Regional de Cultura do Centro (DRCC), salientou o interesse da exposição "O espírito dos lugares", que dá início ao programa de itinerância de coleções e exposições entre os museus afetos à DRCC, assim aproximando regiões e contribuindo para a sua divulgação.
De igual sentido, foram as palavras do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Eng. Jorge Barroso, entidade colaboradora na cedência do espaço expositivo; salientou ainda a oportunidade deste evento trazer à "Praia" a freguesia de Valado dos Frades, com a sua identidade rural e o seu grupo folclórico, servindo aqui a região serrana da Guarda também como pretexto para a aproximação cultural entre o próprio concelho da Nazaré.
Cidália Sousa, em representação da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, num discurso emocionado que recordou a alegria das vivências comunitárias e familiares em torno de festividades do ciclo agrícola, patenteou o envolvimento desta entidade na preparação da exposição "O espírito dos lugares" na Nazaré, quer pela recolha de objetos e informação junto da comunidade, quer pelo apoio logístico no evento.

À noite, o Museu continuou a "festa" até à meia-noite, com a abertura ao público do seu espaço, no Sítio.

Este foi um dia em que, a partir da "memória", alicerçando-nos na "criatividade" dos vários intervenientes, tentámos colaborar para a "mudança social"! Aproximámos realidades culturais diferentes do país, da região e do concelho... para, juntos, descobrirmos mais acerca uns dos outros.
E foram muito agradáveis as descobertas!

Até 16 junho pode ainda visitar a exposição "O espírito dos lugares" (em parceria com o Museu da Guarda), no Centro Cultural da Nazaré, entre segunda-feira e domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 (entrada gratuita).
 
Visite também o Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, para todos e com todos!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário