O Outro Lado. Exposição fotográfica sobre a pesca da Nazaré




O OUTRO LADO
Exposição fotográfica de João Delgado
6 julho a 17 setembro 2017

 

Exposição fotográfica de João Delgado, pescador e artista plástico, mostrando o quotidiano da pesca ao largo da Nazaré, nomeadamente através da atividade diária dos barcos “Quinzico”, “Nova Estrelinha”, “Ana António” e “Deus sabe o teu destino”. Deste levantamento resultou a publicação “O Outro Lado” (2003), cujas fotografias agora se expõem no Museu Dr. Joaquim Manso.

Num registo a preto e branco, procurando “reproduzir o mais fielmente possível o quotidiano desta vida”, as imagens organizam-se por “artes”, elegendo a Arte Xávega, o Candil e Pesca do Cerco, Pescas Solitárias, Aparelho, espinel ou anzol, Redes de emalhar e Armadilhas.

Como escreve o autor, “Durante largos meses fotografei, registei, conversei e, por vezes, ajudei no trabalho dos pescadores com quem embarquei. (…) Na vida desta gente nenhum dia é igual ao outro, as vagas do dia anterior não sao as mesmas de hoje; o peixe que se pescou em certo lugar ontem, hoje já lá não está. O céu, a luz que esculpe as paisagens em terra, todos os dias muda. Tudo no mar é mutante. Tudo no mar é intenso, tenso e interessante”.

Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, com colaboração de João Delgado

Horário:
terça-feira a domingo | 10h - 12h30 e 14h – 18h00

Sem comentários:

Enviar um comentário