António Luís Júnior, uma vida dedicada à construção naval



ANTÓNIO LUÍS JÚNIOR | O Último Calafate da NazaréÉ com muito pesar que partilhamos a notícia do falecimento de um grande “amigo” do Museu Dr. Joaquim Manso e da Nazaré – António Luís Júnior, o “último calafate da Nazaré”.

Com ele, fecha-se um grande ciclo da história da carpintaria naval da Nazaré e, ousamos dizer, do país, que são já muito raros os estaleiros em funcionamento. Com estes homens, desaparecem saberes e, sobretudo, “saberes-fazer” que, por muito que tentássemos registar e documentar, são irrecuperáveis.

António Luís Júnior foi responsável pelo restauro das 5 embarcações tradicionais do Museu, em exposição na praia da Nazaré, num protocolo de colaboração com o Município da Nazaré. A ele se devem também várias miniaturas, modelos, moldes, grades e ferramentas, compradas ou oferecidas a esta instituição.

Em 2013, o Museu Dr. Joaquim Manso dedicou-lhe uma exposição fotográfica: “António Luís Júnior. O último calafate da Nazaré. Imagens de Gisela e Antti Särkilahti. 2012-2013” e a tertúlia “António Luís Júnior. A arte naval em madeira”, que nos permitiu reunir documentação e uma série de fotografias sobre o processo do seu trabalho, generosamente oferecidas por Gisela Barg e Antti Särkilahti.

Após tantas horas passadas a “ouvir” este “calafate” no seu estaleiro, no Porto de Abrigo, sempre disponível para acolher tantos visitantes e investigadores que aí levávamos, surgiu a vontade de passar essas conversas a um documentário – “António Luís Júnior. O Último Calafate da Nazaré” (2015-2017), uma produção do Museu Dr. Joaquim Manso e Câmara Municipal da Nazaré, com recente revisão / som por Célia Quico, apresentado a 27 de Maio de 2017, no “Nazaré. Festa de Filmes do Mar”, no Porto de Abrigo da Nazaré.

Como escreveu Alves Redol, em “Uma Fenda na Muralha” (1959): "Há árvores que estão no pinhal por engano (…). Parecem barcos já feitos, à espera que os ponham a boiar”. Essas árvores, António Luís Júnior conhecia-as como ninguém!

Um grande amigo com quem muito aprendemos. A Nazaré o seu património náutico ficam "órfãos" deste grande "calafate". Que consigamos preservar a sua memória e o legado que nos deixou...

Alguns objetos doados / realizados por António Luís Júnior, da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso podem ser consultados
aqui e aqui.



 http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2015/01/producao-de-video-sobre-construtor.html

Sem comentários:

Enviar um comentário