Exposição “Entre as Mulheres” de Sofia de Medeiros



Exposição “Entre as Mulheres”
de Sofia de Medeiros
entre 4 a 25 de Junho, na Nazaré

Numa apresentação conjunta repartida pelo Museu Dr. Joaquim Manso, Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e Galeria Municipal Paul Girol, a Nazaré apresenta a exposição da artista plástica açoreana Sofia de Medeiros, intitulada “Entre as Mulheres”.

Sofia de Medeiros é natural de Ponta Delgada, onde vive e trabalha. É licenciada em Escultura pela FBAL e Mestre em História da Arte, tendo sido bolseira do programa Sócrates / Erasmus em Inglaterra. É Diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato / Governo dos Açores. Expõe coletiva e individualmente desde 1996, estando representada em várias coleções públicas.

Entre vários os seus projetos artísticos, destaca-se o cruzamento de áreas como a tecelagem tradicional, a dança contemporânea e a recriação de objetos associados aos temas do imaginário popular e da religiosidade e devoção do contexto insular e continental português.

À Nazaré, traz a exposição polinuclear globalmente intitulada “Entre as mulheres”, com trabalhos produzidos entre 2012-2014. Este é o título da representação que estará no Museu Dr. Joaquim Manso, compreendendo um conjunto de figurinhas em barro, em posição de prece e recolhimento, “dispostas em círculo, que rezariam em uníssono, “Bendita és tu, Entre as Mulheres”, não fosse a mão da artista que inverte o seu posicionamento, convocando-nos para um olhar sobre a massificação e a repetição aleatória que encobre o sentido primeiro”.

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um espaço religioso de peregrinação e invocação mariana, albergará a obra a que a artista intitula “Lágrimas de Maria” e que, suspensa do coro-alto, toma como referência o rosário, originalmente concebido para ser exposto na Igreja de São José, de Ponta Delgada, “e, por isso mesmo, aparece numa escala que, de imediato, remete para um espaço que, só de ampla dimensão, poderá dar-lhe grandiosidade, expondo-o por inteiro”.

Finalmente, na Galeria Municipal Paul Girol, são expostas “As Outras”, cinco saias, algumas quase transparentes, bordadas ou decoradas com grandes flores, outras tecidas com fitas de plástico, recortadas em papel, de múltiplas colorações e texturas.

Evocando as “sete saias” das mulheres da Nazaré e os seus símbolos — uma das obras intitula-se mesmo “Sete Saias” —, a sua diversidade excede qualquer esquema de repetição; as saias são realizadas “através de um processo que leva a artista a cruzar tradições, memórias, materiais e gestos — individuais e colectivos — cujas trajectórias são extremamente variadas”.

A exposição é acompanhada por textos de Giulia Lamoni e Teresa Perdigão.

No dia inaugural, 4 de junho, estará presente a artista, iniciando o percurso, pelas 15 horas, no Museu Dr. Joaquim Manso, seguindo-se o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e, pelas 16 horas, a Galeria Municipal Paul Girol.

Calendarização:
4 a 25 de Junho 2016

Locais:
- Museu Dr. Joaquim Manso (Sítio da Nazaré)
terça-feira a domingo | 10h-13h e 14-19h

- Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Sítio da Nazaré)
todos os dias, 9h – 19h

- Galeria Municipal Paul Girol (Rua Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, Nazaré) segunda-feira a sexta-feira, 9h30 às 13h | 14h às 18h; sábado | 15h às 18h



Apoios:
Governo dos Açores / Direção Regional de Cultura, Câmara Municipal da Nazaré, Direção Regional de Cultura do Centro / Museu Dr. Joaquim Manso, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Casas do Quico – Quico Turismo Lda.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário