Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa



Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

29 de maio 2016


A 29 de maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, uma organização da Federação Portuguesa das Confraria Gastronómicas que pretende reconhecer a importância da gastronomia enquanto elemento económico, cultural e social, que contribui quer para o desenvolvimento económico de Portugal, quer para a afirmação da sua identidade.

Na Nazaré, conhecida pela sua tradição gastronómica, onde se destaca, entre outros, o famoso “carapau seco”, o Museu Dr. Joaquim Manso associa-se à iniciativa, com a seguinte programação:


1. Encerramento da exposição “Carapaus e outras corridas” (patente ao público desde o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus)

A exposição resulta do projeto educativo “Carapaus e outras corridas”, que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2016, numa parceria entre o Externato D. Fuas Roupinho e a o Museu Dr. Joaquim Manso, envolvendo os alunos da Disciplina de Desenho A, do 10º Ano, orientados pela professora Sónia Matos.

Este projeto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e terá uma apresentação itinerante, no Mercado Municipal da Nazaré, entre 1 e 5 de junho.

+ informação em http://www.culturacentro.pt/evento.asp?id=2844 e http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2016/05/p-margin-bottom-0.html


2. Visitas Guiadas “Da pesca ao carapau seco”
11h30 e 15h30

Visitas à exposição permanente, incidindo nas práticas piscatórias e na tradição da secagem de peixe na Nazaré e nos seus reflexos em termos dos hábitos gastronómicos da região.

3. “Seca do Peixe – Património Imaterial”
Ao longo do dia 29 de maio, divulgação na nossa Página de Facebook ( https://www.facebook.com/MuseudaNazare/ ) de aspetos da coleção relacionados com a gastronomia da Nazaré, dando particular destaque à nossa Ficha Património Cultural Imaterial sobre a “SECA DO PEIXE”, disponível on-line, através do MatrizNet em
http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Imateriais/ImateriaisConsultar.aspx?IdReg=9



Mas, o melhor mesmo é vir à Nazaré, visitar o Museu Dr. Joaquim Manso no Sítio, almoçar num dos muitos restaurantes da vila, passar pelo "estindarte" na praia e levar para casa o "peixe seco" ou "enjoado", que bem que sabe assado neste dias que já "cheiram" a verão...


Sem comentários:

Enviar um comentário