75 anos da inauguração da Casa dos Pescadores e do Bairro dos Pescadores da Nazaré



75 anos da inauguração da Casa dos Pescadores e do Bairro dos Pescadores da Nazaré


Em 2016 comemoram-se os 75 anos da Casa e do Bairro dos Pescadores da Nazaré, oficialmente inaugurados a 22 de maio de 1941.

De 22 de maio a 30 de junho, nas antigas instalações da Escola Primária, no Bairro dos Pescadores da Nazaré, hoje sede da Universidade Sénior da Nazaré, vai estar patente uma exposição composta por fotografias, artigos de jornais e diversos objetos relacionados com a história deste bairro e da Casa dos Pescadores, devidamente contextualizados por painéis informativos para melhor compreensão da sua importância no panorama nacional, e para a comunidade piscatória Nazarena.

A abertura está marcada para as 15 horas, do dia 22 de maio. No programa inaugural, inclui-se uma visita guiada ao Bairro e um momento musical protagonizado por alguns pescadores da Nazaré.

A 28 de maio, pelas 15 horas, decorrerá um colóquio sobre a obra social do Estado Novo no setor das pescas e o impacto socioeconómico da implementação da Casa e do Bairro dos Pescadores na Nazaré.

Para este Colóquio estão já confirmadas as presenças dos seguintes oradores:
- Álvaro Garrido, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
- José Maria Trindade, Instituto Politécnico de Leiria
- Manuel António Sequeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Nazaré.


Desde o dia 1 de maio foi criada uma página no Facebook (www.facebook.com/75anosBairroPescadoresNazare) com o propósito de sensibilizar a comunidade para a participação ativa na recolha de materiais e memórias sobre as vivências em torno do Bairro dos Pescadores e da Casa dos Pescadores (atual Paços do Concelho).

Local:
Todos os eventos decorrem na antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores, atual edifício da Universidade Sénior da Nazaré.

Calendarização:
Exposição patente de 22 de maio a 30 de junho, no horário de abertura da Universidade Sénior da Nazaré, de segunda-feira a sexta-feira (9h00-12h30 e 14h00-17h30)
Colóquio, 28 de maio, 15 horas

Organização:
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré
Mútua dos Pescadores
Associação Biblioteca da Nazaré
Célia Quico (professora universitária)

Informação também disponível aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário