tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"



tertúlia
“Barcos da Nazaré. Ontem e hoje”

28 de abril, 15 horas
Centro Cultural da Nazaré



No âmbito da programação cultural da exposição temporária “ENTRAR AO MAR. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso”, patente no Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota), convidamos para uma conversa com pescadores e antigos pescadores, sobre barcos e artes de pesca tradicionais da Nazaré. Vão ser eles os protagonistas, vamos escutar as suas memórias, as suas histórias e saberes...

Contamos ainda com a presença dos alunos da turma “Ciências do Mar”, da Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré, orientados pela prof. Carla Maurício.

A exposição “ENTRAR AO MAR. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso” apresenta um conjunto de miniaturas de embarcações tradicionais da costa portuguesa, com particular incidência na Nazaré, num intuito de divulgar a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, que foi sendo reunida com finalidade de documentar processos da pesca artesanal ou a história das próprias embarcações, seus pescadores e armadores.

É de destacar um núcleo de miniaturas provenientes do Museu de Etnologia do Porto, em depósito no Museu da Nazaré desde os anos 1990, e que denotam a missão do então designado Museu de Etnografia e História do Douro Litoral, criado em 1945 sob tutela da Junta de Província do Douro Litoral.

Calendarização da exposição:
19 março a 30 abril
Local: Centro Cultural da Nazaré
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso
Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré e apoio da Nazaré TV e de Tá-Mar – Rancho Folclórico


CENTRO CULTURAL DA NAZARÉ
Edifício Antiga Lota
Av. Manuel Remígio | 2450 – 106 Nazaré
telef. 262561194 (Turismo)
Horário:
segunda a sexta-feira, 9h30-13h | 14h30 – 17h30h
sábado, 15h – 18h

MUSEU DR. JOAQUIM MANSO| Direção Regional de Cultura do Centro

Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801
mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare/

Sem comentários:

Enviar um comentário