Jornadas Europeias do Património




“Património Industrial e Técnico do concelho da Nazaré”
Jornadas Europeias do Património 2015


As Jornadas Europeias do Património (+ informação aqui), iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, sob a coordenação da Direção Geral do Património Cultural, irão decorrer nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, sob o tema "Património Industrial e Técnico".

Neste âmbito, tendo como preocupação a divulgação do património industrial e técnico do concelho da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso integra-se num programa de visitas guiadas a unidades industriais e artesanais que estão na origem do desenvolvimento económico e social do concelho.

Para acolher o respetivo percurso, o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta ao público, entre 19 e 27 de setembro, a exposição “A última olaria da Nazaré”.


1. Exposição
A última olaria da Nazaré (Areal, “Casal do Mota”)
Entre 19 e 27 de setembro, está patente ao público uma exposição que apresenta acervo cerâmico proveniente da olaria do “Casal do Mota”, unidade que laborou ativamente na vila da Nazaré, vindo a integrar a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, após a sua demolição nos anos 1980.


2. Percursos temáticos

25 de setembro, 6ª feira
Valado dos Frades, partida pelas 14h, junto ao Centro Cultural da Nazaré

- Visita à empresa “Farval Faianças, Lda”, atestando a tradição cerâmica desta freguesia;
- Visita à Estação de Caminho de Ferro, integrante da Linha do Oeste, com análise da sua decoração azulejar e do impacto sócio-económico da passagem da linha férrea a partir dos finais do século XIX
- Conclui-se o percurso com visita à Associação 5 Rios (Associação de Agricultores do Valado dos Frades).

 

 26 de setembro, sábado
Famalicão e Nazaré,
partida pelas 14h, junto ao Centro Cultural da Nazaré

- Visita a duas unidades industriais e artesanais da freguesia de Famalicão: empresa Valbopan e Casa Arménio (“a arte de tecer o bunho”), do artesão Arménio Varela.
- Conclui-se a tarde com a visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente à exposição “A última olaria da Nazaré” (Areal, “Casal do Mota”)”.


Este programa de visitas é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré (organização), em colaboração com as respetivas entidades parceiras.


Inscrições prévias (até 23 de setembro):
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso (mjmanso@drcc.pt ou telef. 262562801)


Sem comentários:

Enviar um comentário