Jornadas Europeias do Património 2015 na Nazaré


Jornadas Europeias do Património 2015 na Nazaré
Um percurso pelo "Património Industrial e Técnico" do concelho da Nazaré


Imagens: Ana Hilário / CMN

 

Imagens: Dóris Santos / MDJM
A Câmara Municipal da Nazaré organizou, em colaboração com o Museu Dr. Joaquim Manso e outras entidades do concelho, as Jornadas Europeias do Património na Nazaré, que compreenderam dois dias de visitas ao património industrial e técnico da Nazaré.

1° dia | 25 de setembro

O 1° dia iniciou pela freguesia de Valado dos Frades, com visita à empresa Farval Lda. (fábrica de faianças que labora desde 1985), seguindo-se a Estação de Caminhos de Ferro (onde o senhor Alberto muito amavelmente presenteou o grupo com os seus "tesouros" fotográficos), finalizando pela Associação de Agricultores 5 Rios.


2º dia | 26 de setembro

A tarde iniciou pela visita à empresa "Valbopan", na freguesia de Famalicão. Uma visita muito completa e especializada, a todo o complexo funcionamento desta unidade industrial, do grupo Investwood, que gere a produção e a comercialização internacional de painéis de fibras de madeira. Pode-se conhecer a inovação dos seus produtos e a sua capacidade de distribuição no mercado nacional e, sobretudo, estrangeiro.
O grupo rumou, depois, à "Casa Arménio", na Quinta Nova, onde o Sr. Arménio Varela partilhou com todos a sua mestria na "arte de tecer o bunho", associando a tradição familiar aos novos desafios do mercado e à sua criatividade e gosto pelo artesanato.
A tarde foi concluída com a visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente à exposição “A Olaria do Casal do Mota. A última olaria da Nazaré”, que mostrou ao público acervo sobre esta unidade dinamizada por três gerações de oleiros da família Mota, no local do Areal, e que foi possível salvaguardar no Museu antes da demolição do edifício em 1980.

Fotografia: Vítor Estrelinha / CMN e Dóris Santos / MDJM

 
+ informação sobre as JEP na Nazaré clique AQUI.

Imagens: Dóris Santos/MDJM e Vítor Estrelinha/CMN


Sem comentários:

Enviar um comentário