Exposição “Indústria Conserveira na Nazaré. Primeira Mostra”





Exposição
“Indústria Conserveira na Nazaré. Primeira Mostra”
9 de maio a 21 de junho 2015
Local: Centro Cultural da Nazaré


Organização: Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso


No dia 9 de maio, no Centro Cultural da Nazaré, abre a exposição “Indústria Conserveira na Nazaré. Primeira Mostra”, organizada pela Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso, recuperando as memórias ligadas à tradição conserveira nesta praia piscatória.

Trata-se de uma exposição pioneira, dando a conhecer os primeiros resultados da investigação em curso, reunindo informação documental e fotográfica que atestam a existência de várias unidades conserveiras na Nazaré, desde finais do século XIX, muitas já caídas em esquecimento.

Mas em evidência estão sobretudo as memórias, documentos e objetos (como as tesouras, pinças e facas de trabalho) reunidos junto de antigas trabalhadoras da “Algarve Exportador”, empresa nacional com uma unidade na Nazaré entre os anos 1930 e início dos anos 1980, aí empregando sobretudo um número significativo de mulheres.


Eventos associados à exposição:

A exposição, que conta ainda com a colaboração de várias entidades e particulares, abre ao público no dia 9 de maio, pelas 15h30 horas, com a atuação do Rancho folclórico “Velha Guarda”.

No dia 16 de maio, pelas 18 horas, dando início ao programa da Noite dos Museus 2015, tem lugar um Welcome Drink e Degustação “Sabores da Nazaré – As Conservas”, com a colaboração dos Cursos de Cozinha, Bar e Eventos da Escola Profissional da Nazaré, da Granja de Cister | Cooperativa Agrícola de Alcobaça e da peixeira Francelina Quinzico.

No dia 18 de maio, pelas 17h30, integrando as comemorações do Dia Internacional dos Museus (este ano dedicado ao tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”), será promovida a Tertúlia "Das memórias das conservas à gestão sustentável dos recursos", com a presença de antigas trabalhadoras da "Algarve Exportador", de José Alberto Ferreira e das investigadoras Iara Alves e Raquel Janeirinho.

 

Contatos:
Exposição “Primeira Mostra. Indústria Conserveira na Nazaré”
9 de maio a 21 de junho 2015
Local: Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota)
Av. Manuel Remígio | 2450-106 Nazaré
telef. 262561194 (turismo)
telef. 262562801 (Museu) | mjmanso@drcc.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário