27 março | Teatro "O Senhor Não Sabe Quem Eu Sou"



"O Senhor Não Sabe Quem Eu Sou"

espetáculo Teatro Casa da Máquina no MUSEU DR. JOAQUIM MANSO | Nazaré
Projeto SHE | Ela


27 de março | Dia Mundial do Teatro | 21h30


“O Senhor Não Sabe Quem Eu Sou" é um espectáculo inquietante que parte da definição do que é ser gente e ser mulher.

Tendo como figura central o único heterónimo feminino de Fernando Pessoa, Maria José, uma jovem de 19 anos, levamos a cena a assustadora sinceridade de uma mulher apaixonada que se lamenta por existir, que se julga uma espécie de gente ou "um vaso com uma planta murcha que ficou à janela por tirar de lá". Doente, triste por "ser marreca e viver só à janela" e tendo senão dias de vida, Maria José, desconhecida de muitos, escreve uma carta de amor e despedida a um homem que vê todos os dias da sua janela e que não sabe quem ela é.

Entre mulheres que não sabemos quem são e Maria José, que nunca ponderou que pudesse sê-lo, questionamos o corpo, a alma, a idade, o desejo, a sensibilidade, a vontade de viver e ser-se mulher. Discutimos a mulher como fonte de vida.

"O Senhor Não Sabe Quem Eu Sou",
a partir de "Carta da Corcunda Para o Serralheiro", de Maria José
e outros textos.

espetáculo Teatro Casa da Máquina

interpretação: Ana Dionísio
encenação: Ana Dionísio
direção técnica: Luís Gomes e João Gomes da Silva

Integrado no projeto SHE | Ela. Curadoria: Genoveva Oliveira

27 de março | Dia Mundial do Teatro | 21h30
Entrada gratuita


MUSEU DR. JOAQUIM MANSO
Rua D. Fuas Roupinho
Sítio | NAZARÉ
mjmanso@drcc.pt | telef. 262562801
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/




Projecto “ELA” /The She Project
Idiomas Femininos – processos criativos, reflexões e resistências 

Fevereiro a abril 2015

O projeto português “SHE/ELA - Idiomas femininos - processos criativos, reflexões e resistências” tem como objetivo perscrutar, realçar e difundir o papel da mulher nas artes visuais, na criação artística, na curadoria, na crítica e na investigação. Integram o projeto museus, universidades e espaços de arte alternativos com o objetivo de investigar, refletir e tomar um posicionamento sobre o papel da mulher na arte.

É criada uma “rede” de partilha a nível nacional que envolve instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades dentro do seu âmbito de trabalho, como exposições de mulheres artistas e / ou discussões críticas (mesas redondas, seminários, jornadas, conferências) sobre a temática.

Curadora do Projecto:
Genoveva Oliveira

Comissão Científica:

Prof. Doutora Fernanda Bernardo (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra) - Portugal
Prof. Doutora Genoveva Oliveira (Curadora independente) - Portugal
Artista Plástica Mareta Espinosa (Criadora do Festival Miradas de Mujeres) - Espanha

Prof. Doutor Xabier Arakistain (Curador independente) – Espanha.


TEATRO CASA DA MÁQUINA

O Teatro “Casa da Máquina” ( TCM) nasce na Nazaré, em 2013, e estreia-se com o espetáculo “Bastião Fernandes – O Nazareno que acompanhou Vasco da Gama”, um espetáculo de teatro de rua que homenageia o povo nazareno e o povo português.

No mesmo ano, apresenta também “Teatro na Areia”, um projeto didático que reúne a literatura infantil com a expressão dramática, apresentado na praia da Nazaré, e “Antes do Dia Claro”, um espetáculo com textos de Almada Negreiros, com o apoio oficial do Museu do Brinquedo de Sintra.

À parte da vertente de criação e produção de espetáculos, o TCM também tem investido na educação de expressão dramática e teatral através das suas Classes de Teatro TCM que, por sua vez, se estrearam com “O Casamento de Manuel Feio”, uma adaptação livre do texto “O Casamento de Maria Feia”, de Rutinaldo Miranda Batista Júnior.

Já em 2014, o TCM estreia um novo projeto didático produzido em Lisboa, desta vez baseado do Teatro de Papel, “7 Fábulas de La Fontaine – Teatro de Papel” e que corre diversos festivais.

Em setembro de 2014, apresenta pela primeira vez no Museu Dr. Joaquim Manso a adaptação do conto de Jaime Rocha, “Mulher inclinada com cântaro”.


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