Produção de vídeo sobre Construtor Naval da Nazaré



Estamos a fazer uma gravação vídeo sobre o "último construtor naval da Nazaré" - o Sr. António Luís Júnior (n.1929), com a colaboração do Município Nazaré. 


António Luís Júnior nasceu na Marinha Grande. Cedo vem para a Nazaré, acompanhando os seus pais que aqui se estabeleceram. Ainda frequentando a escola primária, iniciou a aprendizagem da construção naval no estaleiro de Júlio Salvador, situado nas traseiras da Lota, hoje Centro Cultural da Nazaré.
Viria a trabalhar no estaleiro que passara para a Rua dos Galeões, no conhecido “Barracão dos Catataus”, até o mestre Júlio Salvador se retirar, no início dos anos 1960.
Com mais dois trabalhadores, aí foi desenvolvendo o seu trabalho, construindo todo o tipo de embarcações (mais de 100) e introduzindo inovações técnicas, como o uso de contraplacado marítimo.
No início dos anos 1980, com a construção do Porto de Abrigo, muda para um armazém neste recinto, que ainda hoje mantém.
Algumas embarcações, grades, modelos e miniaturas, pertencem à coleção do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré, com quem sempre colaborou e restaurou as suas embarcações (em 2000-2005, restauro / réplica das seguintes embarcações: barco de arte xávega “Perdido”, barco do candil “Vagos” e lancha auxiliar “Vagos”, barca salva-vidas “Nossa Senhora dos Aflitos” e barca “Mimosa”).

Em 2013, o Museu Dr. Joaquim Manso dedicou-lhe uma exposição fotográfica. Ler + em
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2013/06/exposicao-o-ultimo-calafate-da-nazare.html



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário