3 dezembro | Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


TODOS AO MUSEU
3 a 5 de dezembro 2014

Assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Museu Dr. Joaquim Manso propõe duas atividades que visam sensibilizar, por um lado, os jovens para a inclusão e, por outro, tornar o Museu cada vez mais acessível e adaptado a “todos” os públicos. Assim, terão lugar as seguintes iniciativas:

“Com o tacto também se vê. Barcos e artes de pesca”
Visita personalizada à exposição, centrada nas embarcações tradicionais da Nazaré e artes de pesca, seguindo-se uma oficina pedagógica de realização da miniatura de um barco de arte xávega. Em parceria com a CERCINA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas.

“Pintura às cegas”
Sendo os museus muito baseados numa abordagem visual de objetos, esta atividade convida à exploração da coleção do Museu, com recurso a outros sentidos que não o da visão.
Com os olhos vendados, os participantes são convidados a explorar uma peça do Museu através do tacto e, posteriormente, a ouvir uma áudio-descrição da mesma. Depois, sem vendas mas na ausência do objeto, representá-lo-ão através do desenho. No final, os trabalhos realizados serão comparados com a obra original e, em grupo, são partilhadas as dificuldades e diferenças quantos aos meios da sua exploração e interpretação.

Através da iniciativa “TODOS AO MUSEU”, o Museu Dr. Joaquim Manso pretende demonstrar a vontade de se adaptar a “todos” os públicos e de assumir a importância de se tornar inclusivo.

3 a 5 dezembro
Inscrição prévia | Telef. 262562801 |mjmanso@drcc.pt
Nº máximo de participantes: 15
Público-alvo: 6 aos 10 anos

Contatos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho
2540-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262 562 801
e-mail: mjmanso@drcc.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário