Jornadas Europeias do Património

Estivemos em Festa com as Jornadas Europeias do Património!





No sábado 27 setembro, tivemos um dia em cheio com a “Mostra de Arte Livre. Da Instalação à Poesia”!

As Jornadas Europeias do Património 2014 propõem-nos como tema “Património. ...Outras Descobertas”. E foram muitos os encontros e descobertas que hoje vivemos no Museu da Nazaré!

De manhã, os artistas foram chegando e trazendo os seus trabalhos, em conjunto montado uma exposição ao ar livre.
 
Após uma agradável sardinhada, com o mar da Praia do Norte como cenário, às 15h30 foi a abertura solene do evento, animada pela música da guitarra de SILVINO PAIS DA SILVA.
 
A companhia de teatro “CASA DA MÁQUINA”, entre barcos e panos, apresentaram-nos uma emocionante encenação da obra de Jaime Rocha, “Mulher inclinada com cântaro”!

PEDRO ALVES, do Movimento Arte Livre, apresentou a sua exposição de fanzines e do imenso espólio de cartazes e materiais panfletários, que se dedica a recolher, remontando os mais antigos ao período pré-republicano.
 
Pelo jardim e pelo pavilhão, vários artistas expuseram os seus trabalhos, num curioso diálogo de sensibilidades e linguagens, uns socorrendo-se da pintura sobre tela, outros da linha gráfica sobre papel, outros da instalação, outros ainda da joalharia ou da escultura: Valter Santos, Marco Silva (“Pedaço de Espaço”), José Ramalhal (“O Silêncio da Espera”), Cecília Louraço, Telma Ferreira, Henrique Delgado (“A arte não é para iluminados, é para o homem comum”), Sylvianne, Steve Delgado, Renato, Sofia, Aldina, Isa Duarte Ribeiro, Diogo Alves, entre outros.
Pelas paredes e árvores distribuíam-se frases, cartazes e livros que convocavam a uma compromisso reflexivo com a realidade social e humana.


ANTÓNIO Alves e a sua equipa foram construindo um mural inspirado na Nazaré, escolhendo como motivo figuras masculinas e femininas alando a rede, sobre cenário da Praia e do Promontório. Concluía a composição excertos do poema de Ary dos Santos, “A Pesca”. Mas, a chuva resolveu expressar também a sua força e os trabalhos ficaram por concluir, aguardando outros dias, outro sol…para breve!

Ainda houve tempo para assistir a projeções multimédia e sonoridades por Steve Delgado, da ANAZART – Associação Nazarena de Artes Plásticas.


Para concluir o programa, no domingo, 28 de setembro, também os mais "pequenos" tiveram uma... atividade só a pensar neles...
Após a visita ao Museu, centrada nas características do Traje Tradicional da Nazaré, foi tempo de vestir pequenos modelos com peças do traje, na sua versão de trabalho ou de festa.
E todos ficaram a saber "Como se veste a Nazaré"!
 
A todos aqueles que nos visitaram e que estiverem connosco, o Museu Dr. Joaquim Manso deixa o seu agradecimento!


Este evento teve o APOIO de: Luís Silvério & Filhos SA; Padaria “Da Ilda”; Quinta do Gradil e Zé Manel dos Bolos.
Os nossos agradecimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário