18 maio, inaugura "Como se veste a Nazaré?"

 
 
No domingo 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus.
O tema proposto pelo ICOM Internacional para as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2014 é “Museus: as coleções criam conexões”, remetendo-nos para estes espaços como instituições vivas, que ajudam a criar laços entre objetos, visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.
 

Para assinalar esta data, convidamos a estar presente na inauguração da exposição “Como se veste a Nazaré? A Tradição Hoje

Local: Centro Cultural da Nazaré, 15 horas

Exposição que pretende evidenciar a continuidade do traje tradicional da Nazaré, apoiando-se na participação da comunidade, nomeadamente na cedência das informações e das peças de vestuário que figuram na referida exposição.
Decorre de um projeto de investigação antropológica em curso desde o início de 2013, em estreita colaboração com a comunidade local, para identificação das características atuais do traje da Nazaré, que permanece em uso no quotidiano pela mulher e, por isso, se vai adaptando aos ditames da moda, dos novos tecidos e materiais.
Com esta iniciativa do âmbito do inventário do património imaterial, o Museu Dr. Joaquim Manso, detentor de uma considerável coleção sobre o traje tradicional da Nazaré desde o princípio do século XX, pretende registar as suas permanências, resistências e alterações no início do século XXI, reconhecendo que esta será porventura a última geração a utilizá-lo no seu quotidiano, atendendo às mudanças socioeconómicas da região e do país.


O programa contempla ainda:
Atuação do rancho folclórico “Tá-Mar da Nazaré”, cujos elementos envergam o  traje tradicional.

Colaboração neste programa: Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia da Nazaré, rancho folclórico “Tá Mar da Nazaré”, Casa dos Escoceses, João Conceito Publicidade, Valente & Hilário, Lda.


Complementará esta exposição. patente ao público até 15 de junho, o colóquio “Memórias, Turismo e trajes tradicionais”, que terá lugar no dia 31 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

 

No dia 18 de maio, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso e em todos os eventos será gratuita.



Sem comentários:

Enviar um comentário