DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

















No Dia Mundial da Criança, o Museu Dr. Joaquim Manso destaca  como "Objeto do Mês" de junho o Andarilho.

Visite o Museu no dia 1 de junho!
Relembre, ou explique às suas crianças, o tempo em que os brinquedos eram feitos de madeira, quando a praia e os barcos eram os locais ideais para esconderijos e brincadeiras...

Ler mais. 

18 de maio - O Museu esteve em Festa!

 

















No dia 18 de maio, sob o tema "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social", celebrou-se o Dia Internacional dos Museus.

Na Nazaré, o programa do Museu Dr. Joaquim Manso contou com a inauguração da exposição "O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial" (ler mais) e com a atuação do Grupo Coral da Academia Municipal das Artes e do Grupo Folclórico de Valado dos Frades "Flores do Campo", no Centro Cultural da Nazaré, que trouxeram músicas e danças relacionadas com as tradições e as vivências rurais do concelho da Nazaré.

Artur Côrte-Real, diretor de Serviços dos Bens Culturais da Direção-Regional de Cultura do Centro (DRCC), salientou o interesse da exposição "O espírito dos lugares", que dá início ao programa de itinerância de coleções e exposições entre os museus afetos à DRCC, assim aproximando regiões e contribuindo para a sua divulgação.
De igual sentido, foram as palavras do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Eng. Jorge Barroso, entidade colaboradora na cedência do espaço expositivo; salientou ainda a oportunidade deste evento trazer à "Praia" a freguesia de Valado dos Frades, com a sua identidade rural e o seu grupo folclórico, servindo aqui a região serrana da Guarda também como pretexto para a aproximação cultural entre o próprio concelho da Nazaré.
Cidália Sousa, em representação da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, num discurso emocionado que recordou a alegria das vivências comunitárias e familiares em torno de festividades do ciclo agrícola, patenteou o envolvimento desta entidade na preparação da exposição "O espírito dos lugares" na Nazaré, quer pela recolha de objetos e informação junto da comunidade, quer pelo apoio logístico no evento.

À noite, o Museu continuou a "festa" até à meia-noite, com a abertura ao público do seu espaço, no Sítio.

Este foi um dia em que, a partir da "memória", alicerçando-nos na "criatividade" dos vários intervenientes, tentámos colaborar para a "mudança social"! Aproximámos realidades culturais diferentes do país, da região e do concelho... para, juntos, descobrirmos mais acerca uns dos outros.
E foram muito agradáveis as descobertas!

Até 16 junho pode ainda visitar a exposição "O espírito dos lugares" (em parceria com o Museu da Guarda), no Centro Cultural da Nazaré, entre segunda-feira e domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 (entrada gratuita).
 
Visite também o Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, para todos e com todos!


 

18 de maio | Dia Internacional dos Museus


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Nos últimos anos, maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste mês: o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite dos Museus (evento europeu, por proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, ao qual se tem associado um número crescente de museus).
Este ano, ambos os eventos terão lugar no sábado, dia 18 de maio.
Com um programa variado, o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, integra-se mais uma vez nesta iniciativa, que este ano corresponde ao tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, apontado pelo ICOM – International Council of Museums.
 
18 de MAIO, sábado
Local: Centro Cultural da Nazaré
18.00 h Abertura da exposição “O espírito dos lugares
No âmbito de uma iniciativa da Direção Regional da Cultura do Centro, que visa promover uma itinerância de exposições entre os museus de sua tutela, o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe a exposição “O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial” (ler mais), produzida pelo Museu da Guarda.
 
Na Nazaré, em colaboração com a comunidade local, a exposição enriquece-se com os objetos e fotografias da região.
Assim como no interior do país, também nesta terra à beira-mar nos chegam do passado os cenários dos ranchos na ceifa, os sons de gente que trabalha enquanto canta, as algaraviadas dos vendedores nas feiras, o pregão do amolador de tesouras, o trabalho incessante da roda do oleiro, as belas melodias nos caminhos das romarias, os murmúrios das crendices para as maleitas…
 
O programa contempla ainda:
- ATUAÇÃO DO GRUPO CORAL da Academia Municipal das Artes, com orientação da maestrina Margarida Louro.
- ATUAÇÃO DO GRUPO FOLCLÓRICO “Flores do Campo”, de Valado dos Frades, com danças alusivas às práticas agrícolas e tradições populares valadenses.

Este programa conta com a colaboração: Museu da Guarda, Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Valado dos Frades, Grupo Folclórico “Flores do Campo”, Grupo Coral da Universidade Sénior da Nazaré / Academia Municipal das Artes, Anilda Ferreira Sousa, Hélio Matias e José Freitas Condeixa (“Zico”).
 

21h às 24h  Visitas comentadas à coleção do Museu
Local: Museu Dr. Joaquim Manso (Sítio)



No dia 18 de maio, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso e em todos os eventos será gratuita.
 
Apareça, este é o "seu" Dia dos Museus!

 

Em exposição "O espírito dos lugares"


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No âmbito de uma iniciativa da Direção Regional da Cultura do Centro, que visa promover uma itinerância de exposições entre os museus de sua tutela, o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe a exposição “O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial”, produzida pelo Museu da Guarda (website).
O “património cultural imaterial” é constituído pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos, assim como pelos objetos, artefactos e espaços culturais com eles associados, que as comunidades reconhecem como parte da sua identidade coletiva. Transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades, proporcionando sentimentos de identidade e continuidade perante a diversidade cultural.
Esta exposição, partindo da coleção de fotografia do Museu da Guarda, é concebida como um instrumento de interpretação dos registos da vida tradicional, do folclore, rituais e costumes das gentes serranas da década de 1940.
Na Nazaré, em colaboração com a comunidade local, a exposição enriquece-se com os objetos e fotografias da região. Assim como no interior do país, também nesta terra à beira-mar nos chegam do passado os cenários dos ranchos na ceifa, os sons de gente que trabalha enquanto canta, as algaraviadas dos vendedores nas feiras, o pregão do amolador de tesouras, o trabalho incessante da roda do oleiro, as belas melodias nos caminhos das romarias, os murmúrios das crendices para as maleitas
Ontem, e ainda hoje, com as suas novas expressões, de acordo com os tempos e os lugares!
 
Colaboração: Museu da Guarda, Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Valado dos Frades, Junta de Freguesia da Nazaré, Grupo Folclórico “Flores do Campo”, Grupo Coral da Academia Municipal das Artes, Anilda Ferreira Sousa, Hélio
Matias, José Freitas Condeixa (“Zico”) e Vítor Estrelinha / CMN.
 
LOCAL: Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota)
18 de maio a 16 de junho 2013