18 de maio | Dia Internacional dos Museus


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Nos últimos anos, maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste mês: o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite dos Museus (evento europeu, por proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, ao qual se tem associado um número crescente de museus).
Este ano, ambos os eventos terão lugar no sábado, dia 18 de maio.
Com um programa variado, o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, integra-se mais uma vez nesta iniciativa, que este ano corresponde ao tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, apontado pelo ICOM – International Council of Museums.
 
18 de MAIO, sábado
Local: Centro Cultural da Nazaré
18.00 h Abertura da exposição “O espírito dos lugares
No âmbito de uma iniciativa da Direção Regional da Cultura do Centro, que visa promover uma itinerância de exposições entre os museus de sua tutela, o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe a exposição “O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial” (ler mais), produzida pelo Museu da Guarda.
 
Na Nazaré, em colaboração com a comunidade local, a exposição enriquece-se com os objetos e fotografias da região.
Assim como no interior do país, também nesta terra à beira-mar nos chegam do passado os cenários dos ranchos na ceifa, os sons de gente que trabalha enquanto canta, as algaraviadas dos vendedores nas feiras, o pregão do amolador de tesouras, o trabalho incessante da roda do oleiro, as belas melodias nos caminhos das romarias, os murmúrios das crendices para as maleitas…
 
O programa contempla ainda:
- ATUAÇÃO DO GRUPO CORAL da Academia Municipal das Artes, com orientação da maestrina Margarida Louro.
- ATUAÇÃO DO GRUPO FOLCLÓRICO “Flores do Campo”, de Valado dos Frades, com danças alusivas às práticas agrícolas e tradições populares valadenses.

Este programa conta com a colaboração: Museu da Guarda, Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Valado dos Frades, Grupo Folclórico “Flores do Campo”, Grupo Coral da Universidade Sénior da Nazaré / Academia Municipal das Artes, Anilda Ferreira Sousa, Hélio Matias e José Freitas Condeixa (“Zico”).
 

21h às 24h  Visitas comentadas à coleção do Museu
Local: Museu Dr. Joaquim Manso (Sítio)



No dia 18 de maio, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso e em todos os eventos será gratuita.
 
Apareça, este é o "seu" Dia dos Museus!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário