Como se veste a Nazaré? A tradição hoje















O Museu Dr. Joaquim Manso está a desenvolver um projeto de registo e identificação das caraterísticas atuais do considerado traje tradicional da Nazaré, que permanece em uso no quotidiano pela mulher e, por isso, se vai adaptando aos ditames da moda, dos novos tecidos e materiais. 

Detentor de considerável coleção sobre o traje tradicional da Nazaré desde o princípio do século XX, com esta iniciativa do âmbito do inventário do património imaterial, o Museu pretende verificar as suas permanências, resistências e alterações no início do século XXI, reconhecendo que esta será porventura a última geração a utilizá-lo no seu quotidiano, atendendo às mudanças socioeconómicas da região e do país. 

Para o efeito, conta com a colaboração da antropóloga Tatjana Stefanović, voluntária de nacionalidade sérvia que se encontra na Nazaré num programa europeu de voluntariado, a desenvolver atividade na CERCINA – CERCINA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré e, semanalmente, colabora ainda com o Museu Dr. Joaquim Manso neste projeto de relação com a comunidade local sobre os usos do traje no quotidiano.

Já tiveram início as entrevistas, juntando-se ao projeto as duas técnicas do Museu Manuela Conde e Deolinda Anastácio e a voluntária Nina Pavlosky.

Ao longo do ano, iremos dando conta do desenvolvimento deste projeto, que pretende aproximar o Museu da comunidade, ao mesmo tempo que o afirma como mediador entre a memória (e as suas produções) e os desafios da contemporaneidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário