Guarda a tua MARCHA no Museu!



















Na Nazaré já estamos em tempo de Carnaval e, por isso, o Museu Dr. Joaquim Manso vem mais uma vez lançar o desafio a todos os grupos carnavalescos, e à comunidade em geral, para entregarem uma cópia das marchas (letra ou música).


As marchas poderão ser entregues no próprio Museu, enviadas por e-mail para mdjm@imc-ip.pt ou através da nossa página no Facebook.
O Museu Dr. Joaquim Manso, ao longo dos anos, foi reunindo um número considerável de letras de marchas, que hoje constituem a memória de tantos Carnavais nazareno. São património de todos e estão disponíveis para consulta ou investigação.


Este apelo visa dar continuidade à pesquisa e recolha das marchas carnavalescas. A colaboração de todos é imprescindível para a actualização da “marchoteca”, um registo documental exaustivo deste aspecto do património nazareno.



Exposição "...(Pontos) de Vista" até 31 de Janeiro

Entre 24 e 31 de Janeiro, está patente no Museu Dr. Joaquim Manso a exposição “…(Pontos) de Vista”, mostra fotográfica sobre a Nazaré inserida no projecto “Olhar o Outro”, evidenciando a relação que a comunidade migrante aqui residente assume perante a cultura local. 


OLHAR O OUTRO é um projecto co-financiado pelo fundo Europeu para a Integração de Países Terceiros (FEINPT) e pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).
A exposição fotográfica “...(Pontos) de Vista” insere-se no âmbito do “Desenvolvimento de Projectos Municipais para Promoção da Interculturalidade”, promovida pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (serviço de Centro Local de Apoio ao Imigrante) em parceria com o Externato D. Fuas Roupinho e o Museu Dr. Joaquim Manso.


Esta iniciativa contou com a participação de sete imigrantes residentes no concelho da Nazaré e utentes do Centro Local de Apoio ao Imigrante, que de forma voluntariosa se mostraram disponíveis para dar o seu contributo.
Ao longo de cinco sessões tiveram oportunidade de tomar conhecimento e de utilizar uma metodologia inovadora (PHOTOVOICE) para a recolha e tratamento de imagens.
As vinte fotografias expostas bem como as considerações que as acompanham são resultado desse trabalho e constituem um importante documento para reflexão e orientação de toda a sociedade. No entanto, neste patamar apenas pretendem ser … (pontos) de Vista!

ENTRE FREGUESIAS. Patrimónios Cruzados

















Nos dias 17 e 18 de janeiro teve início "Entre Freguesias. Patrimónios Cruzados", partindo de três objetos (rede de arte xávega, arado e mó) da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, cada um associado a uma freguesia.
O projeto está a ser desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, pretendendo-se motivar os alunos num trabalho de recolha de memórias e histórias de vida ligadas às respetivas peças, o que poderá conduzir ao registo de saberes e técnicas tradicionais, funcionando o Museu como pólo articulação comunitária perante a diversidade agro-marítima do concelho.
Ler mais em Serviço Educativo.


Mesa-Redonda | 28 Janeiro










A noção generalizada de que parte da origem da população nazarena radica numa migração costeira, proveniente nomeadamente da região entre Ílhavo e Figueira da Foz, justifica que o levantamento de percursos familiares aporte importantes contributos para uma reflexão sobre o processo de construção da identidade local, na sua articulação com as movimentações de outras comunidades, sua transmissão de expressões, técnicas e vivências.

Os contributos da genealogia para a história social da Nazaré são o pretexto para uma mesa-redonda, com a participação de Alexandre Isaac (antropólogo), Carlos Fidalgo (gestor do património) e Pedro Penteado (historiador e arquivista).

Data: sábado, 28 Janeiro
Hora: 15 horas
Local: Museu Dr. Joaquim Manso
Entrada gratuita

Nazaré na revista UP da TAP

Mais uma vez, a Nazaré é incluída nas páginas da "Up Magazine", a revista de bordo da TAP.
O Museu Dr. Joaquim Manso acolheu com muito agrado a visita da jornalista Maria João Veloso e dos artistas plásticos João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira e saúda o seu interesse pelo mar e pela realidade cultural nazarena, assim a valorizando e divulgando junto de turistas nacionais e internacionais.

A ler e partilhar...