Museu "adoptado" por duas escolas

O Museu Dr. Joaquim Manso foi “adoptado” por duas escolas para a realização de trabalhos sobre a sua colecção e posterior envio ao concurso nacional “A minha Escola adopta um Museu, um Palácio, um Monumento".

Ler mais em Serviço Educativo.

A nossa Marcha no Museu!

Na Nazaré já estamos em tempo de Carnaval e, por isso, o Museu Dr. Joaquim Manso vem mais uma vez lançar o desafio a todos os grupos carnavalescos, e à comunidade em geral, para entregarem uma cópia das marchas (letra ou música).

As marchas poderão ser entregues no próprio Museu ou no Centro Cultural da Nazaré, onde decorre a exposição “Vamos Balhar”. Podem ainda ser enviadas por e-mail para mdjm@imc-ip.pt

Esta iniciativa pretende dar continuidade à pesquisa e recolha das marchas carnavalescas. A colaboração de todos é imprescindível para a actualização da “marchoteca”, um registo documental exaustivo deste aspecto do património nazareno.

Colabore!

Exposição "Vem Balhar" inaugura a 19 Fevereiro

Inaugura no dia 19 Fevereiro, no Centro Cultural da Nazaré, a exposição "Vem Balhar - Da Rua para o Salão" sobre o Carnaval da Nazaré.
Esta exposição, organizada pela Câmara Municipal da Nazaré, tem a colaboração do Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente através do empréstimo de documentação relacionada com marchas dos salões de baile.

Saiba mais sobre esta exposição no site da Câmara Municipal da Nazaré. Divirta-se no balhe do dia 19, assista a uma cegada ou participe no Karoake a 27 de Fevereiro. Importante é que até dia 13 de Março passe pelo Centro Cultural da Nazaré e visite a exposição!

Conversas de Algibeira II / “Da minha rua”

Na continuidade do projecto "Conversas de Algibeira" desenvolvido em 2010, o Museu Dr. Joaquim Manso está a organizar um novo projecto com a Universidade Sénior da Nazaré, intitulado "Da minha rua".

Ler mais em Serviço Educativo.

Do Foquim à Mochila



O Museu Dr. Joaquim Manso está a desenvolver um projecto com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, que pretende incentivar nos jovens o gosto pela valorização do património cultural da Nazaré, tendo por base o foquim – um dos objectos identitários da comunidade.

Ler mais em Serviço Educativo.

Ainda o São Brás



Num encontro sobre Património Imaterial organizado pelo IMC no dia 31 de Janeiro, uma das intervenções falava na importância de transmitir aos jovens os valores e as práticas da sua cultura popular, nacional e local, quando as próprias escolas são responsáveis pela permissão de uma certa homogeneização através da importação da cultura americana. Se temos o "pão-por-deus" porque havemos só de celebrar o halloween?

Parece-nos esta observação muito pertinente a propósito do Carnaval na Nazaré e do São Brás, que decorreu no passado dia 3 de Fevereiro. É de louvar a continuidade desta tradição, de uma forma mais ou menos espontânea, aceitando a sua natural evolução... Que se incentive a participação de toda a comunidade, das crianças e dos jovens. Mas que se lhes explique a sua razão de ser e a sua originalidade, numa tendência geral do país para importar sambas e desfiles à maneira brasileira.

Será de fazer esta reflexão, para que a essência da "festa" do São Brás não se perca, em favor de actividades mais mercantis ou explorações mais económicas, ou de esquecimentos sobre a importância de todos respeitarmos a qualidade do espaço natural e cultural onde este dia se passa e que, cada vez mais, é invadido por carros e bancas de feira. Tendo-se há muito perdido a crença religiosa (que justifica ainda esta comemoração por tantas aldeias de Portugal), a ideia a manter na Nazaré será sempre a da espontaneidade, da alegria comunitária...



E para saber (ou relembrar) um pouco mais sobre o São Brás na Nazaré, fica o convite para visitar o “Objecto do Mês” do Museu Dr. Joaquim Manso.

Ver notícia sobre o São Brás 2011 no site da Câmara Municipal da Nazaré.

O São Brás e o Carnaval nazareno

Já está disponível a informação sobre o Objecto do Mês de Fevereiro, dedicado às marchas carnavalescas e às celebrações do São Brás, no dia 3 de Fevereiro.

Como leitura, a Biblioteca sugere a publicação de José Soares, "A Romaria de S. Brás".