Comemorações do Aniversário do Museu

No sábado, dia 4 de Junho, o Museu Dr. Joaquim Manso celebrou os 35 anos da sua abertura ao público, com a abertura da exposição "35 Anos. Histórias de um Museu" e o lançamento do catálogo da exposição "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos".

Foram várias as pessoas que vieram partilhar as suas "estórias" sobre este Museu. Joaquim Manso e Amadeu Gaudêncio são os dois patronos, mas a ideia primitiva esteve muito associada a artistas, como Abílio de Mattos e Silva, e à Liga dos Amigos da Nazaré, à qual se juntaram outras individualidades, com campo de acção sobretudo na arqueologia e no levantamento etnográfico, como Eurico de Castro e Silva, Eduíno Borges Garcia e Jorge de Almeida Monteiro. O Museu viria a ser criado em 1970, mas só um intenso trabalho de recolha e de contacto com a comunidade, após a nomeação do primeiro director em 1972, permitiu que as portas abrissem ao público no dia 6 de Junho de 1976.
Actualmente, prevê-se a construção de um novo edifício, projecto do arquitecto Siza Vieira, que irá ampliar singificativamente o espaço disponível e qualificar a exposição e o acondicionamento das colecções, permitindo que o Museu da Nazaré possa corresponder cabalmente às suas funções e à representação da "cultura do mar".
Esta e outras questões sobre o passado e o futuro do Museu estão patentes na exposição "35 Anos. Histórias de um Museu" e foram analisadas nas palavras evocativas da Directora, numa sessão que decorreu no jardim.

Seguiu-se o lançamento do catálogo "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos", que reúne a informação inédita da exposição realizada no Verão de 2010. Para a sua apresentação, estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Mafalda Gomes, enquanto representante da entidade colaboradora na produção destes eventos, e a Directora do Museu Nacional do Traje, Clara Vaz Pinto, autora de um dos capítulos desta publicação, que já se encontra disponível para venda ao público na Loja do Museu.

A equipa do Museu Dr. Joaquim Manso agradece a todas as pessoas e entidades que apresentaram as suas felicitações e votos de um futuro promissor.

Consulte também a notícia no portal da Câmara Municipal da Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário