Museu falou da Praia de Banhos na TVI

Na manhã do dia 23 de Julho, o Museu esteve na TVI, no programa "Você na TV", numa sessão dedicada às "Praias de Antigamente".
Apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, o programa pretendeu comparar o modo de "ir a banhos" de inícios do século XX com a actualidade, com incidência nos fatos-de-banho, no modo de tomar banho, nos brinquedos e diversões, como os "Robertos".

A directora do Museu fez-se acompanhar da nazarena Odete Robalo, filha do banheiro Mário Robalo (n.º 40), que partilhou as suas memórias e, sobretudo, as suas próprias experiências do tempo em que ajudava o pai a cuidar da "roupa dos fregueses", a alugar os fatos-de-banho ou a compor as barracas de banhos e os toldos de sol.

Algumas fotografias e objectos, como o avião de madeira do banheiro Augusto Ova, o banco do banheiro Mário Robalo, uma gamela para lavar os pés, pás e baldes de folha, caixa de bolacha americana ou um fato-de-banho dos anos 1960, completaram a representação da Nazaré e do Museu Dr. Joaquim Manso. Estes objectos, gentilmente cedidos pelos seus proprietários, integraram a exposição "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos", organizada pelo Museu entre 18 de Maio e 27 de Junho de 2010, no Centro Cultural da Nazaré, e que serviu de motivo para o convite endereçado pela TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário