Formação interna sobre conservação de papel

O Museu Dr. Joaquim Manso é detentor de um considerável acervo sobre suporte de papel, que em muito contribui para a história e memória da Nazaré e da cultura do mar (cartazes, postais, correspondência, mapas, “cegadas” e marchas carnavalescas, desenhos, gravuras, …).

No dia 19 de Julho, decorreu nas suas instalações uma formação interna sobre “Conservação preventiva: Acondicionamento de Documentos Gráficos”, contando com a orientação de uma técnica de Conservação e Restauro que tem desenvolvido um trabalho de acondicionamento de documentação no Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Após uma visita às instalações daquele arquivo, seguiu-se uma sessão explicativa sobre a origem do papel, a sua constituição e princípios básicos de conservação e manuseamento. O workshop concluiu-se pela realização de bolsas e embalagens adequadas à organização e acondicionamento de documentação em papel.

Esta formação interna resultou da estreita proximidade e parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, nomeadamente através do seu relevante Arquivo Histórico, que inclui uma volumosa documentação relacionada com a histórica secular deste santuário mariano.

Sem comentários:

Enviar um comentário