Universidade Sénior da Nazaré visita Museu



No dia 12 de Março, alunos da Universidade Sénior da Nazaré visitaram o Museu Dr. Joaquim Manso, no âmbito do projecto “Conversas de Algibeira”, que teve início no dia 8 com a tertúlia “Nazaré no Feminino”, no Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

Este projecto, desenvolvido em parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré, convida à realização de trabalhos inspirados na tradicional “algibeira” do traje feminino nazareno, através da interpretação artística ou escrita, prevendo-se uma exposição no final do ano lectivo.

A visita foi muito participada por todos os alunos, que tiveram a oportunidade de explicar os seus conhecimentos sobre o uso e confecção da algibeira (ver Objecto do Mês de Março), assim como partilhar as memórias relacionadas com os demais objectos expostos no Museu, nomeadamente o traje tradicional da Nazaré.

Este é, sem dúvida, um meio do Museu estreitar a sua relação com a comunidade local, integrando-a enquanto agente activo na produção de conhecimentos e “saberes” sobre as suas colecções.



Sem comentários:

Enviar um comentário