Colabore na exposição "Nazaré Praia de Banhos"

Desde finais do século XIX, quando a “moda de ir a banhos” começa a ser divulgada entre os comportamentos sociais da elite e da população portuguesa em geral, a Praia da Nazaré surge como estância balnear muito procurada, o que se traduziu em movimentos demográficos muito característicos e impôs na população local práticas económicas muito particulares.
Esta vertente turística da Nazaré determinou o seu crescimento urbanístico, a construção de edifícios esteticamente apelativos e a criação de estruturas de apoio e de animação.
Ainda hoje, para além da “Nazaré piscatória”, este aspecto é parte essencial da economia regional.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu pretende organizar uma exposição sobre a "Nazaré - Praia de Banhos", que represente um período temporal entre finais do século XIX e os anos 1960.

A exposição assumirá um carácter sobretudo documental e fotográfico, a partir do acervo do Museu e do levantamento junto da comunidade, procurando-se complementar com a apresentação de alguns objectos.

Convidamos toda a população a colaborar nesta iniciativa, através do empréstimo de fotografias, filmes, fatos-de-banho e outros objectos relacionados com os hábitos balneares. As suas memórias, os seus comentários são igualmente importantes e permitirão reconstituir uma imagem da Nazaré que ainda hoje continua a atrair anualmente tantos "banhistas" e veraneantes, nacionais e estrangeiros.
Procure nos baús, recorde com os amigos e familiares... e não deixe de nos contactar!

Sem comentários:

Enviar um comentário