27 Março: Conferência “A herança nazarena”

No dia 27 de Março, a Liga dos Amigos da Nazaré (LAN) promove a conferência “A herança nazarena: ao encontro dos patrimónios”, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

A organização dos conteúdos temáticos tem subjacente uma lógica de “materialização” do património, já que se parte da apresentação de conceitos e exemplos do “Património imaterial e artístico”, passando pela questão do “Património marítimo”, que reúne elementos de essência imaterial e material, para finalizar com a temática do “Património arquitectónico”, que será o corpo metafórico desta materialização.
Os objectivos desta iniciativa passam pela identificação e formas de valorização dos patrimónios da Nazaré, procurando envolver a população, de modo a que os cidadãos possam assumir de modo informado e consciente um papel activo na salvaguarda dos bens que constituem a identidade nazarena.
A lógica de continuidade que subjaz a esta iniciativa torna imperativa a participação das gerações mais novas. Por esse motivo, foi intenção da LAN envolver individualidades e associações que de alguma forma podem contribuir para assegurar a dinamização de iniciativas futuras de cariz idêntico. Assim, assume-se que esta conferência deverá ser entendida como um ponto de partida para outras da mesma natureza.

Consulte o programa da conferência "A herança nazarena" (pdf).

O Museu Dr. Joaquim Manso associa-se a esta iniciativa da LAN, com uma comunicação no painel “Marítimo” e colaboração na produção de uma pequena exposição evocativa da herança artística na Nazaré.


As inscrições devem ser efectuadas pelo e-mail: liganazare@gmail.com
(A entrada é gratuita mas limitada ao número de lugares disponíveis.)

Localização: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
Morada: Av. Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, 2450-291 Nazaré
Parcerias: Câmara Municipal da Nazaré, Jornal Região da Nazaré, Restaurante Adega Oceano
Colaboração: anazArt – Associação Nazarena de Artes Plásticas, Unimos – Associação Tecnológica, Museu Dr. Joaquim Manso

Sem comentários:

Enviar um comentário