Siza Vieira apresentou projecto para novo edifício do Museu

O arquitecto Siza Vieira apresentou no dia 31 de Julho o seu projecto para o novo edifício do Museu Dr. Joaquim Manso, o seu primeiro para um museu do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

A sessão decorreu na Biblioteca Municipal da Nazaré e contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, do Director do IMC, Manuel Bairrão Oleiro, e do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso.
O projecto de construção do novo edifício vai ser lançado a concurso durante o mês de Agosto e deverá ter início no primeiro trimestre de 2010, estando a sua conclusão prevista para 2012.

O novo edifício vai ser erguido no local das actuais instalações, no Sítio, e vai distribuir-se por quatro pisos, integrados na área envolvente. Passará a contemplar áreas de exposição permanente e temporária, reservas, oficinas de restauro e inventário, área de Serviço Educativo, gabinetes técnicos, biblioteca / centro de documentação, auditório, loja e cafetaria com terraço e vista sobre o mar. Será acompanhado por uma renovação do seu programa expositivo e oferecerá novas possibilidades em termos da dinâmica do Museu.

A requalificação do Museu Dr. Joaquim Manso integra-se num programa do IMC de renovação dos museus nacionais. Não deixando de prestar reconhecimento a Joaquim Manso e Amadeu Gaudêncio pelo seu acto benemérito de doação do edifício ao Estado para constituição de um Museu da Nazaré, o director do IMC considera que este projecto é “uma intervenção absolutamente necessária há muitos anos”, na medida em que as exigências museológicas são actualmente maiores e as actuais instalações não reúnem já condições para acolher as colecções nem oferecer conforto ao público.

No âmbito de uma parceria com o IMC, a Câmara Municipal da Nazaré assumiu os custos de elaboração do projecto, reconhecendo o seu presidente que o lançamento desta obra será mais um marco na história da Nazaré que, desde cedo, atraiu os artistas de diferentes áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário